Desmistificando 14 mitos mais comuns da depilação

Quando falamos de depilação, é importante separar o fato da ficção. Desmistificamos 14 mitos mais populares da depilação para ajudar a otimizar sua experiência de depilação. Com tanta informação sobre depilação disponível, algumas vezes pode ser difícil separar o fato da ficção. Aqui estão 14 dos mitos da depilação mais comuns desmistificados.

Mito 1

Depilar com lâmina faz o pelo crescer mais espesso, rápido e escuro.

A genética e os hormônios impactam a cor, a espessura e o crescimento do pelo, não a depilação. Uma lâmina corta os pelos na superfície da pele, que pode fazer com que o pelo cortado pareça mais espesso e escuro quando crescer. A velocidade de crescimento do pelo também pode variar. Por exemplo, pelos das axilas crescem cerca de 50% mais rápido do que pelos das pernas. Saiba mais sobre este mito de pelos corporais.

Mito 2

Usar uma lâmina nova e afiada causa mais cortes do que uma lâmina cega.

Uma lâmina cega pode realmente causar mais cortes, arranhões e irritação na pele do que uma lâmina nova afiada. Lâminas cegas podem puxar o pelo e parecerem ásperas ao deslizar na pele, o que pode resultar em mais irritação pós-depilação. Lâminas afiadas se movem mais suavemente na pele e um toque leve da lâmina é tudo o que você precisa para depilar. Usar uma lâmina afiada também leva a uma depilação melhor e mais rápida, enquanto uma lâmina cega pode exigir mais passadas sobre a mesma área para cortar de forma eficaz os pelos na superfície, aumentando as chances de irritação da pele. Se você achar que sua lâmina está cega, é momento de trocá-la.

Mito 3

Pressionar a lâmina dará uma depilação mais bem feita.

Aplicar muita pressão na lâmina aumenta as chances de cortes e arranhões. Enquanto sua lâmina estiver afiada, pressione levemente a alça e permita que a lâmina faça seu trabalho.

Mito 4

Depilar a mesma área mais de uma vez resultará em uma depilação mais precisa.

Depilar o mesmo lugar várias vezes pode irritar a pele. Se a primeira passada de uma lâmina não oferecer uma depilação adequada, reaplique o gel de depilação e depile novamente a área. Se você ainda tiver problemas para obter uma depilação limpa, poderá ser o momento de trocar a lâmina ou experimentar um aparelho com mais lâminas.

Mito 5

Depilar fará seu bronzeado desaparecer mais rápido.

Você não removerá seu bronzeado. A depilação regular pode realmente aumentar o bronzeado porque ajuda a remover qualquer pele morta e solta.

Mito 6

Não tem problema pegar a lâmina emprestada de outra pessoa.

Você nunca deverá compartilhar lâminas por motivos de design e higiene. Usar a lâmina de outra pessoa poderá causar infecções se você estiver cortada ou arranhada. Ainda mais, as lâminas são projetadas de forma diferente para homens e mulheres; lâminas para homens geralmente são elaboradas pensando em pelos do rosto, enquanto lâminas para mulheres geralmente são elaboradas para depilar áreas maiores e curvas, como as pernas. Saiba mais sobre porque você não deve compartilhar lâminas.

Mito 7

Usar um creme de depilação não é sempre necessário; sabão e água também funciona.

O gel de depilação preserva a umidade e ajuda a proteger a pele contra irritação. Depilar apenas com sabão secará sua pele e aumentará as chances de irritação. Descubra como escolher o melhor creme e gel de depilação.

Mito 8

Não tem problema em depilar sem água se estiver com pressa.

Depilar a seco pode causar queimaduras, pelos encravados e irritação na pele. Umedecer a área que você planeja depilar por três a cinco minutos amacia os folículos do pelo e ajuda a deslizar a lâmina na pele.

Mito 9

Depilar com cera não causa pelos encravados, apenas a depilação com lâmina.

Depilar com cera e lâmina podem causar pelos encravados. Para ajudar a proteger sua pele contra caroços durante a depilação, esfolie primeiro para remover a pele seca e saiba como se depilar corretamente. Leia mais sobre pelos encravados e como preveni-los.

Mito 10

Depilar áreas sensíveis, como a virilha, é muito difícil de fazer sozinha.

Você pode depilar áreas sensíveis como a virilha no conforto de sua casa seguindo as etapas certas e usando as ferramentas de depilação certas.

Mito 11

Depilar todos os dias faz mal para a sua pele.

A forma como você depila é mais importante do que a frequência que depila. Você pode se depilar todos os dias se preferir, desde que faça corretamente para proteger a pele contra irritação.

Mito 12

Você deve depilar no dia anterior, não no dia do evento.

Aguarde um tempo para recuperar depois da depilação para minimizar as chances de irritação, especialmente para áreas sensíveis como axilas. No entanto, você pode depilar no dia do evento seguindo as etapas de depilação adequadas.

Mito 13

Depilar deixa a pele seca e escamosa.

Uma lâmina afiada pode remover células secas e escamosas junto com os pelos do corpo. Por isso, depilar corretamente ajuda a manter sua pele saudável. Certifique-se também de aplicar um hidratante ou óleo depois de depilar para ajudar a manter sua pele hidratada.

Mito 14

Você não deve se depilar durante o inverno.

A escolha de depilar durante o inverno é uma preferência pessoal. Dito isso, depilar pode remover camadas de pele morta e reduzir a fricção do pelo do corpo contra as roupas, o que ajuda a impedir atrito e agitação da pele seca causada pelo clima rigoroso do inverno.

Selected guides

Por que você nunca deve compartilhar a lâmina

Descubra porque você não deve compartilhar a lâmina por motivos de design e sanitários. Além disso, aprenda algumas dicas sobre como evitar a necessidade de compartilhar lâminas em primeiro lugar.

Depilar com lâmina realmente faz o pelo crescer mais rápido e grosso?

Descubra a verdade sobre se depilar realmente faz os pelos crescerem mais rápido e grossos.

Com que frequência devo depilar e quando devo trocar as lâminas?

A forma como você depila é mais importante do que a frequência que depila. Também impacta a longevidade das lâminas. Saiba como definir a frequência e rotina certa da depilação.

article
Desacreditando 14 mitos mais comuns da depilação | Venus
Quando falamos de depilação, é importante separar o fato da ficção. Desmistificamos 14 mitos mais populares da depilação para ajudar a otimizar sua experiência de depilação.
/pt-br/guia-de-depilacao/mitos-e-fatos-da-depilacao/desacreditando-mitos-da-depilacao/
//images.ctfassets.net/lr0pef40ym9v/7f9nq8msOtvdHM4QPdE049/0c50e6cfc7bb7d52d6cb481db8fa34b1/14-of-The-Most-Common-Shaving-Myths-Debunked.jpg
pt-br