O que são pelos encravados e como prevenir

Pelos encravados podem coçar e doer, além de causar vermelhidão e inchaço. Saiba mais sobre o que são pelos encravados, como tratar e impedir que surjam ao depilar.

mulher sorrindo na praia de biquíni

Pelos encravados podem coçar e doer, além de causar vermelhidão e inchaço. Saiba mais sobre pelos encravados, como tratar e impedi-los ao depilar. Todos queremos uma pele com aparência saudável depois de depilar. No entanto, a depilação pode levar a queimaduras, irritação na pele e pelos encravados. Os pelos encravados podem ocorrer depois da depilação e é resultado do pelo cortado que se enrola por baixo da pele.

O que são pelos encravados?

Pelo encravado

Depois da depilação, um pelo cortado pode enrolar abaixo da pele e começar a crescer sob a superfície. Esse pelo encravado cria um pequeno caroço vermelho ou da cor da pele, que pode ou não conter pus, pode coçar e causar vermelhidão, inchaço e dor.

Onde os pelos encravados crescem?

Raspar a barriga com a navalha de Vênus

Você pode ter pelos encravados em qualquer parte do corpo que depilar com uma lâmina. Dito isso, geralmente ocorrem em áreas com pelo grosso e abundante, como axilas ou virilha. Isso ocorre porque os pelos cortados podem se enrolar mais facilmente na pele quando forem densos e enrolados.

Como evitar pelos encravados?

Sérum Calmante Diário Venus

Não há um prazo definido para quanto tempo os pelos encravados somem. Seu tipo de pele e a irritação da sua pele são fatores fundamentais na longevidade dos pelos encravados. Da mesma forma, quanto mais você coçar ou perturbar a área, mais tempo levará para sarar.

Como se livrar dos pelos encravados?

Navalha de brisa

Na maioria dos casos, pelos encravados serão resolvidos sem tratamento. Para ajudara a recuperar sua pele mais rapidamente, tente tocar a área afetada. Você também pode tomar medidas para acelerar o processo de cicatrização.

  • Evite depilar a área com pelos encravados até que tenham melhorado.
  • Umedeça a área com água morna ou aplique uma toalha quente por alguns minutos.
  • Experimente esfoliar para remover qualquer pele morta solta, que pode impedir o crescimento dos pelos na superfície da pele.
  • Aplique um hidratante não oleoso para ajudar na pele seca e remova qualquer célula morta.
  • Se você vir que o pelo ultrapassou a pele, tente puxar com uma pinça esterilizada.
  • Veja um dermatologista para obter uma prescrição de antibiótico se algum pelo encravado ficar infectado.

Como você pode impedir pelos encravados durante a depilação?

Como você pode impedir pelos encravados durante a depilação?

Para proteger a pele contra pelos encravados, cada área do corpo exige algumas etapas diferentes ao depilar. Abaixo estão as práticas recomendadas para seguir independentemente do local a depilar.

  1. Troque a lâmina frequentemente Usar lâminas cegas podem causar irritação na pele, queimaduras e pelos encravados. Se você achar que lâmina está puxando os pelos ou parecer áspera na pele, provavelmente estará cega e deverá ser trocada.

  2. Hidrate sua pele Umedeça a área que deseja depilar com água morna no chuveiro ou na banheira por no mínimo três minutos. A hidratação da sua pele ajuda a cortar o pelo mais facilmente.

  3. Esfolie regularmente Como pelos encravados são geralmente causados por células mortas que impedem a saída do pelo na superfície da pele, esfoliar regularmente ajudará a remover as células mortas.

  4. Sempre depile com gel de depilação Depilar a seco pode causar queimaduras, irritação e pelos encravados. Sempre hidrate sua pele antes de depilar, use gel de depilação e aplique hidratante depois da de depilação para manter a pele hidratada.

  5. Seja consistente Para proteger melhor sua pele contra pelos encravados ao depilar, é importante ser consistente e saber como depilar cada área individual.