O que são pelos encravados e como prevenir

Pelos encravados podem coçar e doer, além de causar vermelhidão e inchaço. Saiba mais sobre pelos encravados, como tratar e impedi-los ao depilar. Todos queremos uma pele com aparência saudável depois de depilar. No entanto, a depilação pode levar a queimaduras, irritação na pele e pelos encravados. Os pelos encravados podem ocorrer depois da depilação e é resultado do pelo cortado que se enrola por baixo da pele.

O que são pelos encravados?

Depois da depilação, um pelo cortado pode enrolar abaixo da pele e começar a crescer sob a superfície. Esse pelo encravado cria um pequeno caroço vermelho ou da cor da pele, que pode ou não conter pus, pode coçar e causar vermelhidão, inchaço e dor.

Onde os pelos encravados crescem?

Você pode ter pelos encravados em qualquer parte do corpo que depilar com uma lâmina. Dito isso, geralmente ocorrem em áreas com pelo grosso e abundante, como axilas ou virilha. Isso ocorre porque os pelos cortados podem se enrolar mais facilmente na pele quando forem densos e enrolados.

Como evitar pelos encravados?

Não há um prazo definido para quanto tempo os pelos encravados somem. Seu tipo de pele e a irritação da sua pele são fatores fundamentais na longevidade dos pelos encravados. Da mesma forma, quanto mais você coçar ou perturbar a área, mais tempo levará para sarar.

Como se livrar dos pelos encravados?

Na maioria dos casos, pelos encravados serão resolvidos sem tratamento. Para ajudara a recuperar sua pele mais rapidamente, tente tocar a área afetada. Você também pode tomar medidas para acelerar o processo de cicatrização.

  • Evite depilar a área com pelos encravados até que tenham melhorado.
  • Umedeça a área com água morna ou aplique uma toalha quente por alguns minutos.
  • Experimente esfoliar para remover qualquer pele morta solta, que pode impedir o crescimento dos pelos na superfície da pele.
  • Aplique um hidratante não oleoso para ajudar na pele seca e remova qualquer célula morta.
  • Se você vir que o pelo ultrapassou a pele, tente puxar com uma pinça esterilizada.
  • Veja um dermatologista para obter uma prescrição de antibiótico se algum pelo encravado ficar infectado.

Como você pode impedir pelos encravados durante a depilação?

Para proteger a pele contra pelos encravados, cada área do corpo exige algumas etapas diferentes ao depilar. Abaixo estão as práticas recomendadas para seguir independentemente do local a depilar.

1. Troque a lâmina frequentemente
Usar lâminas cegas podem causar irritação na pele, queimaduras e pelos encravados. Se você achar que lâmina está puxando os pelos ou parecer áspera na pele, provavelmente estará cega e deverá ser trocada.

2. Hidrate sua pele
Umedeça a área que deseja depilar com água morna no chuveiro ou na banheira por no mínimo três minutos. A hidratação da sua pele ajuda a cortar o pelo mais facilmente.

3. Esfolie regularmente
Como pelos encravados são geralmente causados por células mortas que impedem a saída do pelo na superfície da pele, esfoliar regularmente ajudará a remover as células mortas.

4. Sempre depile com gel de depilação
Depilar a seco pode causar queimaduras, irritação e pelos encravados. Sempre hidrate sua pele antes de depilar, use gel de depilação e aplique hidratante depois da de depilação para manter a pele hidratada.

5. Seja consistente
Para proteger melhor sua pele contra pelos encravados ao depilar, é importante ser consistente e saber como depilar cada área individual.

Selected guides

O que causa erupções e caroços e como impedir

Saiba mais sobre erupções cutâneas, também conhecidas como queimaduras de navalha, incluindo o que as causa, como tratá-las e formas de impedi-las ao depilar.

Um guia de iniciante sobre como preparar sua pele para a depilação

Se estiver depilando pela primeira vez ou apenas quer proteger melhor sua pele contra irritação, reunimos algumas dicas de preparação para depilação para você ter uma melhor experiência.

Como escolher o melhor creme e gel de depilação para mulheres

Com tantos cremes e géis de depilação disponíveis, como você sabe qual é o correto para sua necessidade de depilação?

article
O que você precisa saber sobre pelos encravados e como prevenir | Venus
Pelos encravados podem coçar e doer, além de causar vermelhidão e inchaço. Saiba mais sobre pelos encravados, como tratar e impedi-los ao depilar.
/pt-br/guia-de-depilacao/pele-sensivel/pelos-encravados/
//images.ctfassets.net/lr0pef40ym9v/2YBkuGuQaJFH34EEjLWhc2/0c0baf189e783eef00b60287c91e1f65/What-Are-Ingrown-Hairs-and-How-to-Prevent-Them.jpg
pt-br