Fazer a depilação dos pelos costuma ser um ato de cuidado super recompensador. A pele lisinha, macia e a sensação de frescor é o resultado que se espera. Mas a gente sabe que não é bem assim que acontece, não é mesmo?
Quase todo mundo já sentiu ardor, coceira e vermelhidão depois de uma depilação. Aqui, vamos explicar pra você por que isso acontece, quais as causas, como evitar e como tratar a foliculite, principal causadora desses incômodos.
Foliculite é o nome que se dá à uma inflamação aguda ou crônica dos folículos pilosos, ou seja, onde os pelos nascem e crescem. A principal causa da foliculite é a infecção pela bactéria Staphilococcus aureus que se aloja na pele dos seres humanos.
Apesar de ser uma bactéria comum, o quadro pode ocorrer em qualquer lugar da pele, a qualquer idade, sendo mais vista no rosto, pescoço, couro cabeludo, axilas, coxas, nádegas e virilha. A foliculite acomete homens e mulheres, mas os homens podem enfrentá-lo com maior frequência por fazerem a barba regularmente.
Especialmente para quem costuma utilizar métodos de depilação, a foliculite é um incômodo não somente pela aparência, mas também por provocar coceira, ardor e dor. Pessoas negras, acima do peso, ou com baixa imunidade, no entanto, estão mais propensas.
Tudo começa com a inflamação do folículo. A inflamação dos poros é causada devido uma agressão (como fazer uma depilação ao contrário do nascimento do pelo) e, com isso, ocasiona a liberação da glândula sebácea. Isso vai se tornar uma pápula, ou seja, uma pequena elevação que pode ou não infeccionar com bactéria ou fungos.
É geralmente causada pela bactéria citada acima e outras, que causa a inflamação nos folículos e manifesta-se através de pápulas inflamatórias (borbulhas vermelhas) e pústulas (espinhas com pús).
Alguns fatores podem ser os principais causadores da foliculite:
Se você já está sofrendo com a inflamação, não deve-se espremer nunca o pontinho da foliculite. Se você minimiza esses fatores citados acima, ela vai diminuindo.
A foliculite pode ser classificada em superficial ou profunda, dependendo do processo inflamatório de cada organismo. Existem aproximadamente 8 tipos de foliculite que se caracterizam como superficiais e profundas.
Na foliculite superficial, a inflamação se instala na parte superior do folículo, provocando o surgimento de vermelhidão na pele e pequenas bolhas com pus, semelhantes à acne, e quase sempre é possível enxergar o pelo no centro da lesão.
Na foliculite profunda, a inflamação se estende por todo o folículo até a raiz. Coceira, região dolorida, inchaço são sintomas comuns nesses casos. É um tipo de infecção mais grave, que pode destruir o folículo e deixar marcas e cicatrizes.
O tratamento da foliculite varia de acordo com a causa, tipo e gravidade das lesões. O diagnóstico poderá ser feito por um dermatologista e é totalmente tratável. O exame consiste na avaliação das áreas inflamadas ou irritadas.
Em alguns casos, porém, pode ser necessário colher uma amostra da lesão e mandar para análise laboratorial. Existem várias opções terapêuticas eficazes para cada tipo de foliculite. Na maioria das vezes, a condição melhora sem cicatrizes.
Casos mais leves podem ser minimizados em casa, com o apoio de algumas medidas como: fazer compressa morna e fria, lavar com sabonete antisséptico e secar bem. Apesar disso, pode ser necessário o uso de pomadas específicas, que devem ser recomendadas pelo seu dermatologista.
Abaixo estão boas práticas e hábitos recomendados para evitar a foliculite independentemente do local a depilar:
Já falamos da importância de trocar sua Gillette. Mas é importante sempre fazer uma higienização nela, lavar, secar bem (pode ser até com secador), e deixar sempre em um local sem umidade vai te fazer evitar esses problemas.
Clique aqui para ver a variedade de produtos de depilação Venus disponível.
Deseja evitar cortes, arranhões e irritação ao depilar suas pernas? Reunimos dicas de depilação simples para seguir.
Não há hora certa ou idade para começar a aprender a se depilar. Então, como você sabe quando conversar com sua filha sobre depilação? Saiba as respostas das perguntas comuns que as adolescentes têm sobre depilação.
Saiba mais sobre erupções cutâneas, também conhecidas como queimaduras de navalha, incluindo o que as causa, como tratá-las e formas de impedi-las ao depilar.