Foliculite: o que é e como tratar

Fazer a depilação dos pelos costuma ser um ato de cuidado super recompensador. A pele lisinha, macia e a sensação de frescor é o resultado que se espera. Mas a gente sabe que não é bem assim que acontece, não é mesmo?

Quase todo mundo já sentiu ardor, coceira e vermelhidão depois de uma depilação. Aqui, vamos explicar pra você por que isso acontece, quais as causas, como evitar e como tratar a foliculite, principal causadora desses incômodos.

O que é foliculite?

Foliculite é o nome que se dá à uma inflamação aguda ou crônica dos folículos pilosos, ou seja, onde os pelos nascem e crescem. A principal causa da foliculite é a infecção pela bactéria Staphilococcus aureus que se aloja na pele dos seres humanos.

Apesar de ser uma bactéria comum, o quadro pode ocorrer em qualquer lugar da pele, a qualquer idade, sendo mais vista no rosto, pescoço, couro cabeludo, axilas, coxas, nádegas e virilha. A foliculite acomete homens e mulheres, mas os homens podem enfrentá-lo com maior frequência por fazerem a barba regularmente.

Especialmente para quem costuma utilizar métodos de depilação, a foliculite é um incômodo não somente pela aparência, mas também por provocar coceira, ardor e dor. Pessoas negras, acima do peso, ou com baixa imunidade, no entanto, estão mais propensas.

O que causa a foliculite?

Tudo começa com a inflamação do folículo. A inflamação dos poros é causada devido uma agressão (como fazer uma depilação ao contrário do nascimento do pelo) e, com isso, ocasiona a liberação da glândula sebácea. Isso vai se tornar uma pápula, ou seja, uma pequena elevação que pode ou não infeccionar com bactéria ou fungos.

É geralmente causada pela bactéria citada acima e outras, que causa a inflamação nos folículos e manifesta-se através de pápulas inflamatórias (borbulhas vermelhas) e pústulas (espinhas com pús).

Alguns fatores podem ser os principais causadores da foliculite:

  • Deixar a gillette no box (isso mesmo!);
  • Oclusão (roupas justas, apertadas, ou abafadas);
  • Barbear;
  • Depilação a cera;
  • Picadas de insetos;
  • Acne ou dermatite;
  • Pelos encravados;
  • Alguns medicamentos orais ou tópicos como corticóides ou antibióticos;
  • Diabetes;
  • Produtos que irritam, descamam ou desidratam a pele (cremes ou desodorantes inapropriados para o seu tipo de pele);
  • Jacuzzis ou piscinas públicas com níveis de cloro e de pH desregulados;
  • Feridas ou cortes;
  • Obesidade ou excesso de peso;
  • Hiperidrose (suor excessivo);
  • Outros problemas cutâneos já existentes.

Se você já está sofrendo com a inflamação, não deve-se espremer nunca o pontinho da foliculite. Se você minimiza esses fatores citados acima, ela vai diminuindo.

Tipos de foliculite

A foliculite pode ser classificada em superficial ou profunda, dependendo do processo inflamatório de cada organismo. Existem aproximadamente 8 tipos de foliculite que se caracterizam como superficiais e profundas.

Na foliculite superficial, a inflamação se instala na parte superior do folículo, provocando o surgimento de vermelhidão na pele e pequenas bolhas com pus, semelhantes à acne, e quase sempre é possível enxergar o pelo no centro da lesão.

Na foliculite profunda, a inflamação se estende por todo o folículo até a raiz. Coceira, região dolorida, inchaço são sintomas comuns nesses casos. É um tipo de infecção mais grave, que pode destruir o folículo e deixar marcas e cicatrizes.

Tratamento para foliculite

O tratamento da foliculite varia de acordo com a causa, tipo e gravidade das lesões. O diagnóstico poderá ser feito por um dermatologista e é totalmente tratável. O exame consiste na avaliação das áreas inflamadas ou irritadas.

Em alguns casos, porém, pode ser necessário colher uma amostra da lesão e mandar para análise laboratorial. Existem várias opções terapêuticas eficazes para cada tipo de foliculite. Na maioria das vezes, a condição melhora sem cicatrizes.

Casos mais leves podem ser minimizados em casa, com o apoio de algumas medidas como: fazer compressa morna e fria, lavar com sabonete antisséptico e secar bem. Apesar disso, pode ser necessário o uso de pomadas específicas, que devem ser recomendadas pelo seu dermatologista.

Como prevenir a foliculite?

Abaixo estão boas práticas e hábitos recomendados para evitar a foliculite independentemente do local a depilar:

  1. Trocar sua lâmina frequentemente;
  2. Esfoliar até 2 vezes na semana;
  3. Usar água termal;
  4. Usar água morna e creme ou gel para reduzir o atrito da lâmina;
  5. Não usar roupas muito justas, porque aumentam o atrito com a pele e retém o suor;
  6. Evitar cortes durante a depilação ou barbear;
  7. As zonas com foliculite não devem ser barbeadas;
  8. Não vestir roupas molhadas;
  9. Beber bastante água;
  10. Passe a lâmina no sentido do crescimento do pelo;
  11. Não esprema as bolhas ou lesões;
  12. Usar sabonete neutro ou antisséptico;
  13. Evitar umidade na pele.

Já falamos da importância de trocar sua Gillette. Mas é importante sempre fazer uma higienização nela, lavar, secar bem (pode ser até com secador), e deixar sempre em um local sem umidade vai te fazer evitar esses problemas.

Artigos Selecionados

Como depilar suas pernas

Deseja evitar cortes, arranhões e irritação ao depilar suas pernas? Reunimos dicas de depilação simples para seguir.

Dicas para conversar com sua filha adolescente sobre depilação

Não há hora certa ou idade para começar a aprender a se depilar. Então, como você sabe quando conversar com sua filha sobre depilação? Saiba as respostas das perguntas comuns que as adolescentes têm sobre depilação.

O que causa erupções e caroços e como impedir

Saiba mais sobre erupções cutâneas, também conhecidas como queimaduras de navalha, incluindo o que as causa, como tratá-las e formas de impedi-las ao depilar.

article
Foliculite: o que é e como tratar | Venus BR
Fazer a depilação dos pelos costuma ser um ato de cuidado super recompensador. A pele lisinha, macia e a sensação de frescor é o resultado que se espera. Mas a gente sabe que não é bem assim que acontece, não é mesmo?
/pt-br/guia-de-depilacao/como-depilar/foliculite/
//images.ctfassets.net/lr0pef40ym9v/7nHTDZANTmVhQ1Xseiu0LH/388341496d946edbbdac73d504e8538d/Venus_Article-banner_540x443.jpg
pt-br